Sol em Capricórnio
December 22, 2019
Sol em Aquário
January 20, 2020
Show all

Saturno – O seu Significado, consoante o Signo e a Casa em que está

Revista Saber Viver

 

Quando pensamos nos nossos medos e preocupações, nos momentos em que duvidamos de nós mesmos ou quando lidamos com disciplina, autocontrolo, compromisso, responsabilidade, estamos a referir-nos a Saturno. 

Saturno liga-nos à matéria e às estruturas da vida pessoal, social e profissional. Reporta-nos para os temas dos limites – quer os que estabelecemos, quer os sentimos que nos são impostos -, as restrições, as necessidades de estabilidade, resistência e segurança.

Conforme as ligações que Saturno tem com os outros planetas e pontos importantes do nosso mapa astrológico, assim serão visíveis as formas como iremos viver a sua energia.

Quando em dificuldade, poderemos observar, por exemplo, frieza, inflexibilidade, ambição desmedida, conflitos com a autoridade, necessidade obsessiva por reconhecimento, frustração, vida emocional vazia e reprimida.

Saturno está cerca de dois anos em cada signo. As indicações seguintes referem-se a características e objectivos a alcançar em cada um dos signos. Para uma análise mais acurada é necessária uma consulta de astrologia.

 

A Influência de Saturno para cada Signo

 

Carneiro 21/3 a 20/4

Características e objectivos a alcançar: autoconfiança, força interior e seriedade. Conquista da sua liberdade, vontade controlada e sentido de propósito.
Em dificuldade:timidez, prepotência, violência e complexos de inferioridade. Formas defensivas de afirmação.

Touro 21/4 a 21/5

Características e objectivos a alcançar: sabedoria na capacidade de criação, utilização e fruição dos recursos pessoais e materiais. Segurança interior.
Em dificuldade: medo de perder a segurança, egoísmo, restrições ao nível dos bens materiais e da confiança em si mesma para os alcançar.

Gémeos 21/5 a 20/6

Características e objectivos a alcançar: maturidade e seriedade nas formas de pensar e comunicar. Sagacidade mental e diplomacia.
Em dificuldade: crítica, céptica, com dificuldade em se expressar, pensamento lento, com medo do que é novidade ou é irracional.

Caranguejo 21/6 a 22/7

Características e objectivos a alcançar: independência e autocontrolo emocional, paz de espírito, capacidade de protecção.
Em dificuldade: dependências familiares (sobretudo de elementos femininos), repressão emocional, sentimentos depressivos e de não ter sido, ou não ser, amada. Necessidade de obter segurança pela aquisição de propriedades.

Leão 23/7 a 22/8

Características e objectivos a alcançar: capacidade para assumir responsabilidades, autoconfiança, busca da compreensão de si mesma e sentido saudável da própria individualidade.
Em dificuldade: medo de não ser valorizada, dificuldade em se expor, responsabilidades acrescidas relacionadas com filhos ou com a manifestação da vontade criativa.

Virgem 23/8 a 22/9

Características e objectivos a alcançar: capacidade prática, sentido de responsabilidade e boa condição física para lidar com as obrigações, a organização e a administração dos recursos.
Em dificuldade: problemas de saúde, excesso de trabalho, criticismo e perfeccionismo exagerado.

Balança 23/9 a 22/10

Características e objectivos a alcançar: sentido de justiça, equilíbrio e compromisso nos relacionamentos. Relações maduras, diplomacia.
Em dificuldade: assume demasiadas responsabilidades sociais e relacionais. Sentimentos de isolamento, rejeição e desapontamento nas parcerias.

Escorpião 23/10 a 21/11

Características e objectivos a alcançar: sabedoria para retirar o máximo partido dos recursos – seus e alheios. Atitude responsável em relação ao controlo e manipulação do poder. Capacidade para um envolvimento profundo na relação a dois.
Em dificuldade: dependências e medos ao nível dos processos de transformação profundos – vida e morte, sexualidade, poder. Necessidade obsessiva por controlar.

Sagitário 22/11 a 21/12

Características e objectivos a alcançar: mente sagaz, profunda, com capacidade para estruturar ideias. Filosofia de vida prática e pragmática, tolerância, sabedoria, busca do sentido da vida e de um ideal que a reja.
Em dificuldade: dogmatismo ao nível das ideias, das ideologias e da religião. Medo de perder a liberdade, de deixar de acreditar, medo de ideias exteriores ao seu sistema de crenças e luta com as suas próprias convicções.

Capricórnio 22/12 a 19/1

Características e objectivos a alcançar: capacidade e disposição para assumir responsabilidades, autodisciplina, dedicação e determinação para alcançar objectivos. Autoridade sábia e humilde, consciência do valor do tempo e da experiência para alcançar da mestria.
Em dificuldade: medo do fracasso, ambição desmedida, opressão e escravidão.

Aquário 20/1 a 18/2

Características e objectivos a alcançar: responsabilidade face ao colectivo, aos grupos de amigos (valoriza a qualidade e não a quantidade) e outros onde esteja envolvida. Planeamento cauteloso e cuidadoso, com sentido prático, de projectos e ideias com vista ao benefício da sociedade em que se insere. Individualismo sólido, consistente e tolerante. Independência sóbria.
Em dificuldade: medo da solidão e da rejeição. Excentricidades, obstinação, isolamento.

Peixes 19/2 a 20/3

Características e objectivos a alcançar: autodisciplina, devoção, renúncia e altruísmo. Fé e disposição para o isolamento e redireccionamento do desejo com vista à purificação da personalidade.
Em dificuldade: sensação de reclusão forçada, sentimentos de culpa, medo de se perder no caos e de que se aproveitem de si.

 

Saturno, o regente de Capricórnio é co-regente de Aquário.

Através de Saturno, aprendemos a ultrapassar as provações, a desenvolver e concentrar a força interior e a conquistar as nossas ambições

O objectivo a alcançar é o da mestria sobre a personalidade. O seu instrumento de ensino é o tempo; irá testar a nossa paciência, resiliência e determinação, irá fazer com que larguemos as ilusões, encaremos a realidade e percebamos o real valor das coisas materiais.

Num mapa astrológico, a casa (área de vida) onde se encontra Saturno irá mostrar-nos qual a qualidade das frustrações a enfrentar, dos obstáculos a ultrapassar, das responsabilidades que teremos de assumir e do trabalho que teremos de realizar para chegarmos ao objectivo que queremos alcançar.

Saturno irá ensinar-nos como utilizar os processos mais difíceis, incluindo aqueles que trazem limitação e dor, para elevarmos a consciência, desenvolvermos a personalidade e percebermos que, na essência, não existe nem bom nem mau, apenas polaridades que se complementam e que, assim, nos permitem perceber a unidade entre tudo o que existe.

 

Revista Saber Viver – Janeiro 2020

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.