Solestício de Verão
Junho 21, 2019
Sol em Leão
Julho 23, 2019
Show all

Mercúrio Retrógrado

Ok! Mercúrio está retrógrado! Isso também acontece com os planetas? Mas afinal o que é isso de Mercúrio retrógrado?

Mercúrio leva 88 dias a dar a volta ao Sol, enquanto que a Terra demora os já sabidos 365 dias. Do ponto de vista do observador na Terra, a diferença na velocidade relativa destes dois planetas faz com que haja, durante cerca de 3 ou 4 vezes por ano, a sensação de que Mercúrio “anda para trás”, como se ficasse mais lento e a precisar de repouso.

Quando se diz que no dia X Mercúrio fica retrógrado, pensa-se normalmente no dia em que, na linguagem astrológica, se chama de Mercúrio Retrógrado Estacionário e que corresponde a um momento intenso de um ciclo que ocupa um espaço de cerca de... 8 semanas! Se nos dedicarmos a observar o que se vai passando, poderemos perceber que determinadas circunstâncias ocorreram já um pouco antes deste dia, a começando cerca de 2,5 semanas antes, revelando-se agora as consequências daquilo que lhes deu origem.

Quando pensamos em Mercúrio, regente de Gémeos e de Virgem, relacionamo-lo com determinadas características, tais como a mente, o sistema nervoso, a capacidade de raciocínio, entendimento, discernimento, a comunicação em toda a sua diversidade (falada, escrita, mails, contractos, conversas telefónicas, documentação, aprendizagem, capacidade de escuta, clareza de pensamento, etc.), os meios de transporte e as viagens, os relacionamentos com as pessoas do dia a dia (incluindo irmãos e irmãs), capacidade de destreza, a eficácia, as rotinas, o modo como se usam as capacidades técnicas aplicadas ao trabalho e ao serviço prestado.

Na fase em que Mercúrio está em movimento retrógrado é comum verificarem-se erros, falhas de comunicação, facilitarem-se “atalhos” que se irão revelar infelizes, atrasos, dificuldade em tomar e obter decisões, situações imprevistas, esquecimentos, distracções e mal-entendidos que se irão manifestar nas áreas que estão sob a sua alçada de actuação.

O que fazer então? Fazer planos de contingência, dar margem para acomodar atrasos e situações imprevistas, evitar tomar decisões e assumir compromissos importantes – se possível, fazê-lo depois que Mercúrio esteja em movimento directo. A solução começa por “re”: rever, reler, reflectir, redobrar a atenção, reavaliar, reconfirmar. Aproveitar para tomar consciência dos hábitos e padrões internos, fazer introspecção, corrigir mal-entendidos que vêm do passado, retomar temas inacabados, melhorar a capacidade de escuta activa e... cultivar a paciência e a tolerância!

 
 
 
Julho, 2019

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.