Lembra-te de Viver
April 28, 2019
O Eu e os Outros – Caminhos de Transmutação
May 31, 2019
Show all

Sol em Gémeos

 

Em Carneiro temos o primeiro impulso para a vida, manifestando-se a consciência individual para fora da indiferenciação do inconsciente, através da iniciativa e do pioneirismo. Conhecendo-se como aquilo que faz, Carneiro diz “Eu Sou”. Em Touro, os impulsos de Carneiro ganham direcção – o objectivo é o de criar segurança e estabilidade a fim de que as iniciativas possam ganhar forma. A individualidade e os limites são estabelecidos e Touro diz “Eu Tenho”. 

Gémeos, o terceiro signo do Zodíaco, é o primeiro signo representativo do elemento Ar. O seu símbolo dual representa os deuses gémeos romanos Castor e Pollux. Castor – mortal – tornou-se domador de cavalos (animal regido por Sagitário, o signo oposto a Gémeos) e Pollux – imortal – tornou-se um lutador que usa as mãos e precisa ter pés ágeis. Toda a sua constelação representa as partes do corpo regidas por Gémeos – as mãos, braços e pulmões. A estrutura da laringe (bilateral) também encontra a sua representação neste signo e fala-nos do talento para a oratória que lhe é característica.

Gémeos vem confrontar a personalidade com a necessidade de sair dos seus horizontes pessoais para que se possa relacionar com aquilo que é exterior ao seu mundo de possibilidades e convicções individuais. Surge o contacto com um mundo aparentemente desordenado, em que irá poder desenvolver características como as capacidades para analisar, relacionar, organizar e sintetizar.

Gémeos quer aprender, precisa entender as coisas com clareza e precisão, para poder representar e divulgar o que aprendeu. A sua mente é ágil, lógica e racional. Para que saia do seu mundo interno requer-se curiosidade, gosto pela novidade, variedade, diversidade, sociabilidade, versatilidade e capacidade de adaptação. Tem uma atitude experimentalista e alguma tendência para o improviso.

Para Gémeos é fácil entender o princípio da dualidade. Não é particularmente orientado para objectivos de longo prazo, já que tal irá limitar o seu gosto por manter opções em aberto. É fácil encontra-lo “sempre ocupado”, envolvido nas muitas situações do dia-a-dia.

Quando as suas características estão desequilibradas irá ser frio, indiferente, com falta de emoção, disperso, fútil, superficial, impreciso, vacilante, inconstante, exageradamente comunicativo, desorientado, insatisfeito, nervoso e impaciente. 

Idealmente, Gémeos será capaz de unir a sua natureza mortal, caracterizada pelos desejos egocêntricos, à sua natureza imortal e divina. É pela união dos seus talentos e não pela separação que Gémeos poderá atingir a perfeição.

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.